quinta-feira, 23 de julho de 2009

JERSEY: A RAÇA APROXIMA OS HOMENS (II)

A primeira reunião de diretoria da ACGJRGS ocorreu em 15 de setembro de 1948, às 20 hs, numa das salas do CLUBE COMERCIAL DE PELOTAS, sob a presidencia de D.Quinquinha Assis Brasil (foto ao lado), tendo como convidado especial o dr.Fortunato Pimentel, técnico da Secretaria da Agricultura do RS e primeiro jornalista rural do Brasil atraves do Serviço de Informação Agrícola da SA-RS. Por meio de cartas e telegramas, foram comunicados da fundação da associação gaúcha diversos órgãos, entidades e personalidades da agropecuária brasileira, em especial o sr.Secretário da Agricultura do RS, dr.Balbino de Souza Mascarenhas, e a Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil(Rio de Janeiro), assim como foi providenciado o registro do ESTATUTO SOCIAL, legalizando a vida da entidade, e elaborado o “distintivo da Associação”. À Sociedade Rural de Pelotas foi destinado um prêmio para a Campeã Jersey da Exposição comemorativa do Jubileu de Ouro daquela entidade: um objeto artístico adquirido em Montevideo por gentileza do dr.Guilherme Echenique Filho. Foi exibido interessante material de propaganda recebido da Presidenta, tendo sido resolvido sua ampliação pelo grande interesse causado.

A primeira participação da ACGJRGS em exposição ocorreu de 25 a 28 de setembro de 1948 com 13 expositores e 39 animais para concurso, 8 para exibição pertencentes a órgãos governamentais, e 1 para concurso leiteiro, tendo sido jurado da raça o engº agrº.Waldemar Miranda de Oliveira. Essa mostra foi denominada I EXPOSIÇÃO INTERNACIONAL DE GADO LEITEIRO, promoção da Sociedade Agrícola de Pelotas, e na Comissão Julgadora do Concurso Leiteiro atuaram o dr.Manoel Spanoleti e dr.Waldemar Ramos Lages, tendo como Secretários o dr.Mozart Liberal, dr.Hélio Xavier e dr.Alessandro da Cunha. Na organização do concurso leiteiro foi responsável o dr.Hélio Mac Moreira.

A premiação dos animais foi em dinheiro. Os expositores desta mostra foram Ismael Chaves Barcellos e Nestor Jardim (Guaiba), Maria Cecília e Veneza Bento (Pelotas), Riopás Ltda (Uruguai), Gomercindo Carvalho (Pelotas), Antônio Carlos P.Machado (Triunfo), Raphael Dias Mazza (Pelotas), Paulo Gastal (Pelotas), José Lafayette Leite (Pelotas), Heitor Pinheiro Machado (Triunfo), Belo da Graça Brum (Rio Grande), Fernando Assumpção (Pelotas), João Larangeira Fº (Pelotas), Governo do Estado (Tupanciretã), Governo do Estado (Montenegro), Instituto Agronômico do Sul (Pelotas), Emílio Nuremberg (Pelotas). A grande campeã foi a vaca LES HORNES RIGHT MODESS, de A.C.Pinheiro Machado, e o concurso leiteiro foi vencido por ROSINHA, de Emilio Nüremberg.

Nenhum comentário:

Postar um comentário