quinta-feira, 2 de julho de 2009

JERSEY: A RAÇA CONQUISTA O HOMEM

Originada na Ilha de Jersey, Canal da Mancha, a partir da raça Bretona, ou da Normanda, alguns autores citando-na como originária das raças leiteiras germânicas, é a mais difundida raça leiteira inglesa. O fato da “pequena vaca jersey”possuir as qualidades consideradas ideais para a produção de leite é inegável, pelo seu alto valor energético e protêico, tornando-o econômicamente superior ao de suas rivais.

A raça Jersey desenvolveu-se a partir do ano 1100, adaptada às necessidades da Ilha e à limitada produção de forrageiras, sendo desde 1734 reconhecida como a produtora do leite mais gordo e de pigmentação mais amarelada, a verdadeira “vaca mantegueira”.
Motivados pelo interesse que despertavam suas pequenas vacas, e para permitir uma melhor seleção, foi decretada uma lei na Ilha de Jersey "proibindo toda a importação de bovinos que não fossem para abate imediato" e, mediante seleção rigorosa, fixou-se um tipo uniforme com as atuais características tornando-a, até hoje, a raça que mais manteve seu estado de pureza, e por motivos principalmente econômicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário