segunda-feira, 18 de junho de 2012

I RECICLAGEM PARA JURADOS DE JERSEY NO RS

No organizado estábulo do Certon
Sábado, 16 de junho de 2012, foi realizado o I CURSO DE RECICLAGEM PARA JURADOS DA RAÇA JERSEY NO RIO GRANDE DO SUL, organizado e coordenado pelo Conselho Técnico da ACGJRGS. Compareceram 16 dos 20 componentes do atual Quadro de Jurados de nosso estado, alem de 5 assistentes convidados.
Discorrendo sobre novilhas e terneiras

Na primeira parte, o jurado e médico veterinário CLÁUDIO ARAGON explanou sobre METODOLOGIA DE JULGAMENTO, numa palestra muito interessante distribuída por e-mail para todos os jurados.

Aragon comparando Jersey e Holandêsa
Aragon, como é conhecido, hoje deve ser o mais solicitado jurado para a raça Jersey no RS, e no Brasil, muito elogiado pelo conhecimento demonstrado e agilidade na classificação. Sua formação na raça Jersey é excelente: alem de seus julgamentos e longo aprendizado principalmente no Canadá e EUA, acompanhando diversas das mais importantes exposições internacionais, simpática e comumente traduz as explanações nos julgamentos por estrangeiros no Brasil, sempre com boas conotações e palavreado técnico  entendido por todos. Sua palestra foi muito prática, com diversas comparações entre as raças leiteiras européias e asiáticas, e boa interação dos participantes. Terminada sua apresentação uma “mesa redonda” foi formada, tendo o engenheiro agrônomo Elton Butierres, destacado jurado e criador, feito a mediação.
Simulação de um julgamento de terneiras


Embora houvesse vacas em lactação, vacas secas, terneiras e tourinhos disponíveis para a demonstração prática, no final apenas uma simulação de julgamento foi realizada com terneiras pois, devido à humidade e chuvisco no início da manhã, a coordenação da reciclagem e a chefia do CERTON/EMBRAPA houveram por bem liberar os outros animais escolhidos.




Carreteiro com boa feijoada foi servido, farto/quente/saboroso, elaborado pela ótima equipe do CERTON/EMBRAPA chefiada por Darcy Bitencourt, primeiro vice-presidente da ACGJRGS.

A equipe do Certon

Jurados almoçando 

Outra mesa de jurados degustando

O gostoso e saudável cardápio



Parte dos assistentes, atentos
Na parte da tarde, o inteligente e nato zootecnista, jurado da raça Jersey e advogado José Guerra Mendina, apresentou sobre TERMINOLOGIA EM JULGAMENTO, distribuindo aos participantes uma interessante e meticulosa “apostila”, com os termos técnicos mais utilizados no julgamento da raça Jersey em português, inglês e espanhol. Sua narrativa foi precisa, e as interrupções e dúvidas obtiveram inteligente argumentação. Mendina, formado em direito,  é um zootecnista autodidata, com grande habilidade inata e trabalho prático no melhoramento de ovinos Corriedale, cães Collie, bovinos Holandês e Jersey, e eqüinos Crioulos.
O "zootecnista" José Guerra Mendina
Na raça Jersey sempre foi expoente, algumas vezes conquistando os mais importantes campeonatos em Esteio (Expointer e Expoleite), incluindo concursos leiteiros disputadíssimos: é um dos mais destacados preparadores e expositores. Grande conhecedor das mais importantes linhagens do Jersey mundial, após sua explanação diversos outros assuntos foram discutidos pelo “grupo”, ligados a julgamento, criação e associação de criadores, com mediação de Ângela Maraschin, jurada de Jersey, médica veterinária, e competente criadora. Sem dúvida, os jurados do Rio Grande do Sul tiveram um grande dia, participando intensamente das palestras.

Parte dos jurados presentes
Ficou claro que novos eventos, como este, deverão ser realizados, desde que a sua programação seja com bastante antecedência, sempre realizada em locais perto da maioria dos participantes, como ocorreu com este (80% eram da região sul).

Um agradecimento muito especial à Semex do Brasil, que propiciou a vinda de Cláudio Aragon (seu Diretor Técnico de Raças de Leite), acompanhado do simpático parceiro Giovani Pereira Fagundes (Gerente Comercial no RS/SC). Outro ao dr.José Guerra Mendina que, sem ônus para a ACGJRGS, alem de ministrar a segunda palestra distribuiu aos presentes seu importante e meticuloso trabalho, acompanhado pelo filho José Pedro (médico veterinário). Ao dr.Darcy Bitencourt que, alem de ceder o importante espaço do Certon-Embrapa, tão bem organizou a efetivação deste marcante evento, e à sua equipe de "gourmets (propiciando um almoço saudável, e de excelente paladar), o agradecimento do Conselho Técnico da ACGJRGS.

Quem participou:
JURADOS: Álcio Azambuja de Azambuja, Ângela Maraschin, Apes Roberto Falcão Perera, Artur Garcia Cademartori, Carlos Alberto Soares da Silva, Carlos Guilherme Rheingantz, Clarice Carriconde Fernandes, Clariton Tavares Dias, Elton Butierres, Fernando Müller, Francisco José Otto Coelho, Gerzy Ernesto Maraschin, José Antônio Ibañez de Lemos, José Guerra Mendina, José Flávio Vieira de Vieira e Roberto Nardi.

ASSISTENTES NÃO JURADOS: Helenice Gonzalez (vice-coordenadora da reciclagem), Giovani Fagundes, Lilian Müller, Tiago Storch, José Pedro Mendina e Darcy Bitencourt.

Quem faltou: Ana Maria Vasconcellos Osório, Carlos Alberto Petiz, Geraldo Brossard de Mello e Mário Sérgio Pizzarro Schuster.

Quer saber sobre o ENCONTRO DE JERSISTAS & SIMPATIZANTES NA CABANHA BUTIÁ? Acesse www.blogdojerseyrs.blogspot.com .

Nenhum comentário:

Postar um comentário