quarta-feira, 14 de março de 2012

SITIO EL PASSO, UMA TRAJETÓRIA DE SUCESSO - I

Por seu idealizador , prof. Ayrton Raffi dos Santos

Tudo começou na década de 80, quando comprei uma fêmea mestiça da cabanha OPA OMA e levei-a para meu sítio localizado no Rincão do Andrade, 7º Distrito de Pelotas. Associei-me à Cosulati e passei a entregar leite.
Após alguns anos vendi a propriedade, mudando-me para o 9º Distrito de Pelotas, começando tudo outra vez: construções, rebanho, funcionários...
O afixo “El Passo” originou-se porque está localizada no Passo do Salso. 


Mas havia uma questão fundamental: como produzir leite com lucro, administrando à distância uma área de 11 hectares?
Decidi investir, e saí atrás de genética: José Guerra Mendina, RK, Cabanha Butiá, Cabanha Miraquiluna, Cabanha Cascalho, Virgílio Biesdorf, Elton Butierres, entre outros. Formada a base do plantel, iniciei uma série de acasalamentos acertados, sempre utilizando sêmen dos melhores touros ranqueados disponíveis no mercado.
Todos sabem que dirigir uma propriedade leiteira requer muito trabalho e bom assessoramento e, pensando nisso, contratei os serviços da Animal’s Policlínica Veterinária, dirigida pelos médico-veterinários Fadrique e André, competentes e dedicados profissionais que muito auxiliam no manejo dos animais, aumentando sua produção a baixo custo e alta qualidade. Aproveito, também, o apoio dos departamentos da Cosulati, a nossa cooperativa de produtores.



A nutrição dos animais recebe a maior atenção, e um amplo trabalho foi desenvolvido oferecendo alimentação de qualidade a custo reduzido, inclusive com a utilização de feno de Tifton em substituição ao de alfafa.
O manejo simples não causa estresse. As terneiras de zero a seis meses recebem 4 litros de leite/dia, ração especial à vontade, e feno de Tifton. Após o desmame, aos seis meses, passam o dia nos piquetes, sendo recolhidas à noite, quando recebem alimentação suplementar de acordo com a idade. As vacas em lactação, por ocasião da ordenha, recebem ração concentrada (fórmula especial) e, durante o dia, vão para a pastagem (de inverno e de verão, toda dividida com cerca elétrica). A média diária da produção de leite do Sítio é de 20 Kg/dia por vaca. 

O controle sanitário é bem rigoroso, tanto dos animais como do leite, passando por uma bateria de testes. As vacinas convencionais e específicas são aplicadas no gado com o detalhe das agulhas não serem compartilhadas entre os animais numa atitude higiênica e preventiva. As vacas secas também têm atenção especial por ser essa a melhor ocasião para reconstruir a saúde do úbere.

 





O Sítio “El Passo” utiliza ainda: semiconfinamento, resfriador a granel, controle leiteiro oficial, e a propriedade é controlada e isenta de brucelose e de tuberculose com trabalho realizado pelo médico-veterinário Renato Vianna.
A mão-de-obra é basicamente executada por pessoas da família, sendo os serviços do tambo coordenados por minha esposa Leni (Nenê). Os grandes campeonatos são conquistados através de genética e da preparação em casa, com o constante apoio da Nenê, da filha Márcia, do genro Aguinaldo, dos netos Thiago e Rafaela, e do pequeno grande homem Urubatan que fizeram, aos poucos, as conquistas do Sítio “El Passo” tornarem-se realidade.

A nossa trajetória em exposições começou em abril de 1991, quando participamos da Expofeira de Gado Leiteiro de Pelotas, com a fêmea mestiça Madalena del Passo (JM-4), que foi a Reservada Campeã de categoria. Nesse ano adquiri as três primeiras vacas PO, do condomínio Sérgio Abreu Neves e Filhos.
A cada ano, durante as exposições de que participava, aprendemos muito, até que em 1998 nossas “pequenas notáveis” (como são carinhosamente chamadas as vacas Jersey) venceram o concurso leiteiro nas duas categorias, com 51,700 e 75,000kg, respectivamente: foi um banho de leite em Pelotas.

Nosso verdadeiro sucesso em pista começou em 2000, quando conquistamos o Grande Campeonato e o Concurso Vaca do Futuro (Maritania Junde Del Passo), além de Campeã Júnior, Reservada Campeã Júnior e 3ª Melhor Fêmea da Exposição, sendo a cabanha mais premiada da raça Jersey. Em outubro vencemos o Grande Campeonato e o concurso leiteiro até 36 meses em Pelotas, e em Canguçu nossa foi a Grande Campeã, a Reservada de Grande Campeã, e o 1º lugar no Concurso Leiteiro até 36 meses.
Em abril de 2001, na 22ª Expofeira de Pelotas,obtivemos o título de Melhor Expositor, Reservada de Grande Campeã e de Reservada Campeã Júnior e, em outubro, o Reservado de Grande Campeã e Campeã Júnior. Em Canguçu fomos bicampeões: Grande Campeã, Reservada de Grande Campeã, 3ª Melhor Fêmea da Exposição e Campeã Júnior, fechando o ano com vacas entre as 10(dez) melhores produções leiteiras em exposições gaúchas, nas duas categorias, além da 1ª colocação no ranking dos expositores.

Na 23ª Expofeira de Pelotas, abril de 2002, fomos Melhor Expositor e Melhor Criador, conquistando em outubro, na 76ª Expofeira de Pelotas Campeã Júnior, 3ª Melhor Fêmea da Exposição, Campeã Leiteira até 36 meses e Melhor Expositor. Já em Canguçu, os prêmios de destaque foram: Grande Campeã, 3ª Melhor Fêmea da Exposição, Campeã Júnior, Melhor Úbere da Exposição, Melhor Criador e Melhor Expositor, assim tricampeões.
Em abril de 2003, na XXIV Expofeira de Gado Leiteiro de Pelotas, o Sítio “El Passo” foi premiado com Reservada Campeã Júnior, Reservada de Grande Campeã, Melhor Úbere da Exposição e Campeã Leiteira até 36 meses. Na 77ª Expofeira de Pelotas, outubro, fomos Campeã Júnior e 3ª Melhor Fêmea da Exposição. Em Canguçu, o tetra foi conquistado (Campeã Leiteira até 36 meses, Reservada Campeã Leiteira até 36 meses, Campeã Júnior, Reservada Campeã Júnior, Reservada Grande Campeã, Melhor Úbere da Exposição, Grande Campeã e Melhor Expositor).
Na 25ª Expoutono de Pelotas, abril de 2004, nossas eram a  Campeã Júnior, Grande Campeã, Melhor Úbere da Exposição e 1º lugar no Concurso Leiteiro até 36 meses. Em outubro do mesmo ano, na 78ª Expofeira de Pelotas, nossas eram: Grande Campeã, Reservada Grande Campeã, Melhor Úbere da Exposição e Campeã Júnior. Em Canguçu, maior premiado da raça Jersey e pentacampeão, o Sitio El Passo apresentou a Campeã Júnior, a 3ª Melhor Fêmea Jovem, a Campeã Leiteira até 36 meses, a Campeã Leiteira acima de 36 meses, a Reservada Campeã Leiteira acima de 36 meses, a Reservada de Grande Campeã, a Grande Campeã, a 3ª Melhor Fêmea da Exposição, o Melhor Úbere da Exposição. Conclusão: Melhor Expositor.

(segue na próxima edição deste blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário