sábado, 4 de setembro de 2010

TOUROS DA RAÇA JERSEY IV: MELHORAMENTO



















Foto: o primeiro produto originário de inseminação artificial no Rio Grande do Sul, talvez no Brasil, LORD CAMPEÃO DA CERÂMICA, do saudoso Arno Brauner - 1958


Estamos constantemente tentando maior rentabilidade procurando vacas longevas e de alta produção, selecionando aquelas de bom tamanho e capacidade corporal suficientes para "suportar" grande volume de alimento transformando-o, economicamente, em leite e proteína.


Normalmente as jersey mais produtivas têm pouca aptidão para a engorda, mas outras características são selecionadas visando a melhoria de seu manejo funcional. A resistência do indivíduo é importante, possibilitando-lhe uma longa vida produtiva sem maiores desgastes, assim produzindo mais em sua vida útil.


Produção e tipo são os objetivos reais de uma boa seleção, e os melhoristas não podem se esquecer disso. O melhoramento dos rebanhos é um verdadeiro "jogo de adaptações", sendo importante a adequação dos animais à região onde serão criados, à raça escolhida, e aos métodos de reprodução a serem utilizados de acordo com a natureza das pastagens, com os recursos forrageiros, com o clima, e com o sistema de exploração (intensivo ou extensivo).


A opção pela categoria de criador que se pretende ser, industrial (leiteiro) ou melhorista (cabanheiro), é um dos fatores fundamentais. A escolha da raça Jersey é bem fácil, pois as diversas linhagens de alta produção e de grande porcentagem de sólidos totais oferecem-nos vacas de excelente capacidade corporal, e longevidade històricamente reconhecida. Suas funcionalidade leiteira e adaptabilidade aos climas extremos (muito frio e muito calor), aliadas à alta precocidade e fertilidade, são completados com a grande facilidade na transformação de volumosos em leite. São vacas de beleza e harmonia fenotípica atrativas que suportam períodos adversos e alimentação deficiente sem perder, contudo, sua alta fertilidade.


Abaixo, os métodos de reprodução existentes:


1- Consanguinidade: é o acasalamento de indivíduos da mesma família;


2- Seleção: é o acasalamento de indivíduos da mesma raça;


3- Cruzamento: é o acasalamento de indivíduos de raças diferentes;


4- Mestiçagem: é o acasalamento de mestiços (produtos do cruzamento);


5- Hibridação: é o acasalamento de espécies diferentes, normalmente gerando produtos estéreis.


As mais importantes linhagens de Jersey podem ser observadas nos "Sire Summary" dos EUA, Canadá, Dinamarca, ou nas edições especializadas da ACGJB, do Reino Unido, da Nova Zelândia. As empresas comerciantes de sêmen congelado tambem costumam publicar catálogos informativos, distribuindo-os entre seus clientes e associações de raça. Herdabilidade é a capacidade de transmissão de determinada característica à descendência, variando de 0% até 100%. Quanto mais alto o percentual, mais rápida a provável melhora na descendencia de determinado touro. Se for negativo, significa que aquela característica piora as filhas do touro em questão.


As possibilidade de melhoramento das características de tipo são as que seguem:


1- Melhoramento rápido (acima de 30%): pontuação final (31%), altura (47%) e úbere anterior (37%)


2- Melhoramento moderado (de 20% a 30%): aparencia geral (29%), capacidade corporal (27%), sistema mamário (22%), úbere posterior (28%), suporte do úbere (21%), tetas (22%) e patas (28%)


3- Melhoramento lento (de 10% a 19%): temperamento leiteiro (19%), cabeça (17%), parte anterior (17%), linha superior (18%) e garupa (14%)


4- Melhoramento muito lento (até 10%): qualidade de úbere (9%) O tipo é mensurável através de uma classificação, a pontuação, enquadrando as jersey em diversas classes mediante os pontos alcançados numa escala com limite de 100.


Uma das mais importantes informações aos melhoristas é aquela denominada "aAa", sigla de Association Animals Analysis, mostrando ordenalmente as características de tipo que cada touro mais melhora expressas em até 6 algarismos conforme a seguir:


1- aptidão leiteira


2- estatura e velocidade de crescimento


3- ossatura estreita e delicada


4- vigor, força, aprumos saudáveis e corretos


5- características leitiras, harmonia e leveza


6- tipo considerando exposição


A produção leiteira, quantitativa e qualitativamente (percentual de proteína e de gordura) é perfeitamente mensurável, possuindo herdabilidade satisfatória, e tem um grande valor econômico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário