sábado, 4 de setembro de 2010

TOUROS DA RAÇA JERSEY III - OBSERVER CHOCOLATE SOLDIER



OBSERVER CHOCOLATE SOLDIER nasceu em abril de 1962, filho de Secret Signal Observer e Chocolate Tristam May.


Hoje tido como um dos GIGANTES da raça Jersey, até os 6 anos de idade apresentava cerca de apenas 20 filhas com lactação controlada, divide com Milestones Generator e SS Quicksilve of Fallneva a supremacia de uma grandiosa geração norte-americana de Jersey.


Herdando de seu pai a falta de beleza racial, sua cabeça era mais própria para a raça Brown Swiss, eternizou-se pelas qualidades transmitidas à sua descendência de fêmeas extremamente femininas e leiteiras, e de machos altamente raçadores.


Sua história começa com a visita realizada por técnicos da Cia.Eastern de Inseminação Artificial à fazenda High Lawn, em novembro de 1961, quando a proprietária Mrs.Wilde chamou-lhes à atenção para a vaca Chocolate Tristam May (estava com prenhêz de Secret Signal Observer, um de seus touros favoritos). O pedigree do produto desse acasalamento não era típico para os padrões usuais da Eastern na raça Jersey, mas o famoso Welcome High Lawn Torono estava presente na linha paterna, e a materna era composta pela família May (uma das mais apreciadas pelos técnicos daquela companhia).


Convencidos da importância da utilização do resultado daquele "casamento", se fosse macho, para futura coleta de sêmen, aos 6 meses de idade o terneiro Observer Chocolate Soldier foi adquirido por US$ 1,500.00 e, ao chegar à companhia, entrou nas rotinas de testes e exames clínicos, sendo seu sêmen inicialmente distribuído a partir de setembro de 1963 com pouca receptividade.


Aos 6 anos de idade, algumas informações ficaram disponíveis, mostrando a produção de suas filhas uma grande superioridade sobre a média nos EUA, embora as poucas informações sobre tipo declararem "aprumos e linha de dorso não muito desejáveis".


De temperamento intranquilo, em dezembro de 1971 Chocolate Soldier rasgou o nariz com a argola de contenção, alguns meses depois aparecendo com inflamação nos testículos e edema escrotal. A qualidade de seu sêmen ficou prejudicada para congelamento, e aos 11 anos de idade foi sacrificado. O segundo lote de suas filhas completou o controle leiteiro em julho de 1973, pouco depois do sacrifício deste grande touro, num relatório de 27 lactações encerradas mostrando uma superioridade de +900 libras de leite sobre a média americana.


A grandeza racial e a história da raça Jersey criada por Chocolate Soldier tem sido reconhecidas, levando-nos a refletir sobre a necessidade da introdução sistemática de novos touros nas provas de progênie e sua manutenção pelo menos até a obtenção de informações confiáveis sobre sua performance.


(adaptado de artigo de Willian Labaki do jornal Jersey em Notícias)

Nenhum comentário:

Postar um comentário