terça-feira, 10 de novembro de 2009

JERSEY: UMA VOLTA AO PASSADO

FOTO: aspectos da visita ao Castelo em 1996, ano do centenário da introdução da raça Jersey no RS/Brasil, também num encontro de criadores (arquivo CGR).

JERSEY: VISITA ÀS ORIGENS BRASILEIRAS

Com Sede em Pelotas desde sua fundação em 1948, a Associação de Criadores de Gado Jersey do RS está cumprindo sua programação para o corrente ano com uma visita à origem da criação brasileira da raça Jersey, em Pedras Altas, e uma das maiores exposições da raça em Pedro Osório/Cerrito, no final de novembro.

As últimas exposições de Jersey no Rio Grande do Sul foram muito bem sucedidas, iniciando o semestre com a Expointer-Esteio, seguindo-se depois as ranqueadas de Alegrete, Santa Maria, Pelotas, Bagé, Canguçu, alem de diversas outras com destaque para as de Rio Grande e São Lourenço do Sul.

Neste final de semana, no encontro bienal de criadores, em Pelotas, haverá recepção no dia 13 (sexta) com café colonial às 19 h na sua Sede Social no Parque Ildefonso Simões Lopes; para sábado, 14, está programado o Encontro Técnico (08:30 h), onde serão tratados diversos temas (controle leiteiro, pontuação, progressão PC-PO, e exposições). Às 12:30h churrasco, prosseguindo com discussão sobre os rumos da ACGJRGS (tema livre, 14:30 h). À noite, jantar para o encerramento dos debates e discussões.

Domingo, dia 15, visita ao medieval Castelo de Pedras Altas, origem da raça Jersey no Brasil, num leve retorno ao passado. Perfeita réplica de castelos europeus, arquitetado e construído em pequena escala por Joaquim Francisco de Assis Brasil, político e diplomata gaúcho dos mais destacados no século passado, e visionário agropecuarista. Para isso, haverá um micro-ônibus da Associação, com almoço opcional durante a visitação. Quem quizer pode ir de carro. Maiores informações poderão ser obtidas junto à Secretaria da ACGJRGS (53-32233919), com Leila ou Vinicius.

Para quem não sabe: a raça Jersey foi introduzida no Brasil em 1896, por Joaquim Francisco de Assis Brasil, em sua propriedade de Ibirapuitan. Adquiriu a Granja de Pedras Altas em 1904 mas, ausente em função do serviço diplomático, Assis Brasil sòmente iniciou a contrução de seu Castelo em 1908. Na Granja com duas quadras de sesmaria foram estabelecidas as raças bovinas Jersey e Devon, as eqüinas Árabe, Percheron e A.B. (ainda em formação), alem da ovina Romney Marsh. A sua ”casa de moradia” foi construída toda em granito róseo, desde seus alicerces até a última “ameia”, com janelas e portas externas de aço, sem ter sido utilizado um único tijolo, nem um prego, nem uma cunha de madeira. Às suas 33 peças originais acham-se num andar subterrâneo e em três torres; foram posteriormente incorporados uma grande biblioteca, na época abrigando mais de 20 mil volumes, e uma quarta torre. Isso, e as demais instalações, poderão ser visitadas neste domingo, inclusive as primeiras instalações hidráulicas para banheiros de que se tem notícia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário