quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

GRANDES VACAS: A BASE DA CRIAÇÃO CANADENSE


Há uma diferença entre "Grandes Vacas" e "Vacas Excelentes": as Grandes Vacas são aquelas que deixam uma descendência excepcional, alem de serem vacas de destaque. As Vacas Excelentes são aquelas pontuadas a partir de 90 pontos não deixando, nescessàriamente, uma boa descendência.

Observer Signal Lady Jean foi uma Grande Vaca
Jesters Royal Maid foi campeã do American Great Cow Contest em 1950 – ela era uma excelente produtora, mas sua influência perpassou sua progênie com oito de dez de seus descendentes sendo classificados “Excelente”, incluindo cinco filhos “Touros Excelentes Superiores”.

Brampton Basilua ficou em segundo lugar no Great Cow Contest de 1950, mas teve uma influência maior na raça do que sua colega de estábulo, Jesters Royal Maid. Em julho de 1929, foi vendida num Leilão de genética da Ilha para um rebanho não registrado. Seu comprador, no entanto, achou que não conseguiria levar a carga completa para casa, e deixou “Basilua” em Brampton, para a sorte da raça no mundo: Brampton Basilua foi muito utilizada em cruzamentos consangüíneos principalmente por ser tataraneta de Jersey Volunteer. Foi a Campeã Mundial de produção de gordura por 19 anos, sendo interessante observar que seu impacto genético na raça veio através de seus únicos dois descendentes que chegaram à maturidade: o touro Brampton Basileus e a vaca Brampton Lady Basilua, dos quais inúmeras linhagens foram construídas.

Estas duas Grandes Vacas formaram a base da atual criação canadense.

Veja mais sobre a raça no
http://www.jerseyrs.com.br/ e http://www.blogdojerseyrs.blogspot.com/ .

Nenhum comentário:

Postar um comentário