sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CARACTERES SUB-LETAIS NA RAÇA JERSEY

foto: para termos vacas normais, devemos conhecer os
possíveis defeitos.

Quando a morte costuma ocorrer durante o desenvolvimento extra-uterino devido à fraqueza, ou moléstia que a acarrete, denomina-se de semi-letal, ou sub-letal, aos fatores determinantes de tais anomalias.

Diz-se sub-letal, tambem, de um gene ou aberração cromossômica cuja presença no genótipo, seja no estado homozigótico ou heterozigótico, segundo o caso, não sendo estritamente incompatível com a sobrevivência, com o crescimento, ou com o desenvolvimento embrionário, mas diminuindo consideràvelmente a probabilidade de que se completem estes processos biológicos.

São os seguintes os caracteres sub-letais identificados na raça Jersey:

1. ACONDROPLASIA: um tipo não letal de acondroplasia, conservando-se os animais magros e de pelo arrepiado devido a distúrbios metabólicos.

2. AUSÊNCIA DE TETAS: úbere deformado com uma só teta do lado esquerdo. Recessivo.

3. CASCOS ESPARRAMADOS: causando dor quando o animal caminha, obrigando-o a andar de joelhos. Recessivo.

4. CATARATA CONGÊNITA: recessivo.

5. CAUDA TORTA: cauda torta para um lado. Recessivo.

6. EXTRABISMO: nascem normais mas, entre 6 e 12 meses, começam manifestações de estrabismo. Recessivo.

7. JOELHOS FLEXIONADOS: o terneiro tem dificuldade em manter-se em pé. Recessivo.

8. MICROMELIA ACONDROPLÁSTICA: mandíbula inferior imperfeita, dificultando o pastoreio, podendo causar encurtamento dos membros. Recessivo.

9. NANISMO: os bezerros nascem normalmente, tornando-se retardados após os 12 meses de idade. É um nanismo proporcionado.

10. QUARTELAS DOBRADAS: os animais andam sobre o joelho. Recessivo.

OBSERVAÇÕES:

A- RECESSIVO: diz-se de um gene cuja presença no genótipo modifica o fenótipo apenas na ausência do alelo dominante; esse caráter aparece sòmente quando o gene está no estado homozigótico (puro), ou seja, presente nos dois cromossomas homólogos; no caso de genes ligados ao sexo, no estado homozigótico, isto é, presente no único cromossoma X do sexo hetergamético.

B- DOMINANTE: diz-se de um alelo ou, por extenção, de um caráter finotípico que êle determina, quando há dominância.

C- DOMINÂNCIA: tipo de interação de dois genes alelos em que um é qualificado de dominante, e o outro de recessivo, levando do heterozigoto a um fenótipo mais ou menos semelhante ao homozigoto para o alelo dominante.

Para quem não acessou, em edição anterior tratei sobre os CARACTERES LETAIS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário