quinta-feira, 29 de outubro de 2009

67ª EXPOSIÇÃO AGROPECUÁRIA DE ALEGRETE

Além de ter sua economia alicerçada na pecuária de corte e na lavoura orizícola, o município de Alegrete é reconhecido pela sua extensão territorial e sua história, muito ligada às tradições gaúchas. Neste município também existiam, e existem, produtores de leite que comercializam o produto transportando-o, de carro ou carroça, do campo até a cidade e fazendo a entrega de porta em porta ao consumidor, situação que se repete nas mais diferentes regiões do país. Todos desenvolvendo uma atividade importantíssima mas de forma individualizada, sem orientação, e sem ao menos saber que essa prática não é mais adequada pelos motivos que todos conhecem.

Foi esta situação que levou o então extensionista da EMATER/RS, Médico Veterinário Márcio Amaral, atual Secretário de Agricultura do nosso Município, a propor organização de grupos de produtores de leite a fim de que os mesmos pudessem receber orientações técnicas de forma mais frequente, por meio de reuniões mensais itinerantes, e sempre trocando de casa para forçar a visitação entre os componentes dos grupos, promovendo a troca de experiência entre os mesmos, acreditando que somente a coletividade poderá ser capaz de minimizar os problemas inerentes a produções de menor escala, condição da maioria dos produtores do município.

Essa iniciativa data do ano de 2002, sendo o grupo do Durasnal o primeiro a ser constituído dos quatro grupos existentes hoje em Alegrete (Durasnal, Encruzilhada, Caverá e Pinheiros). Este foi o primeiro passo para chegarmos a uma organização maior, que é a Associação de Criadores de Gado Leiteiro e Produtores de Leite de Alegrete-RS, surgido também por iniciativa de pessoas que faziam parte dos grupos já existentes.

A Associação de Criadores de Gado Leiteiro e Produtores de Leite de Alegrete-RS (ACRIPLEITE) é uma instituição sem fins lucrativos, fundada em 17 de outubro de 2008 por iniciativa de um grupo de produtores de leite do Município de Alegrete, tendo como objetivos principais:
a) proporcionar o melhoramento genético do rebanho leiteiro e sua regularização através de registro nas respectivas associações de raças;
b) promover atividades que busquem o fortalecimento da bacia leiteira do Município de Alegrete;
c) representar institucionalmente os produtores de leite junto às empresas compradoras do produto e aos órgãos públicos e privados que desempenham atividades voltadas ao setor;
d) buscar a integração e conscientização dos Criadores de Gado Leiteiro e Produtores de Leite de Alegrete através de melhores condições de trabalho, melhores preços e condições sanitárias do produto.

A partir de 15/7/2009 a ACRIPLEITE realiza Assembléias de sócios uma vez por mês, sempre contando com a parceria da Secretaria de Agricultura do Município, além de outros como EMATER, Fundação Maronna, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Sindicato Rural, e outras entidades afins.

A Acripileite participou da 67ª Exposição Agropecuária de Alegrete, desenvolvendo atividades como Assembléias de sócios, almoços e jantas com produtores e suas famílias, contando com honrosas presenças como o produtor de leite do Paraná Nivaldo Michetti que, no dia 14 (quarta-feira) ministrou sua palestra “Mudando de Vida Produzindo Leite”, um momento diferenciado dentro da nossa Exposição, do Vice-Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gado Jersey Engº Agr• Carlos Alberto Petiz, do técnico da Associação de Criadores de Gado Jersey do RS Méd. Vet. Clariton Tavares Dias, e do pesquisador da EMBRAPA-Clima Temperado, de Pelotas, Dr. Darcy Bittencourt, além do jurado das raças leiteiras da nossa exposição, o Dr. Mendina, advogado e criador da raça Jersey em Santana do Livramento.
Este primeiro ano de participação da Associação coincidiu com a primeira vez em que uma raça leiteira tem sua mostra “ranqueada” dentro da Exposição Agropecuária de Alegrete, o que é motivo de orgulho para todos, e resultado de muitos anos de esforço e dedicação por parte dos produtores que acreditam na importância desta atividade como geradora de renda e conseqüente redução do êxodo rural no município e região.

Alegrete, 20 de outubro de 2009.
Sueli Macedo, Presidente da ACRIPLEITE
Associação de Criadores de Gado Leiteiro e Produtores de Leite de Alegrete/RS

Nenhum comentário:

Postar um comentário