terça-feira, 5 de novembro de 2013

UM EXPLÊNDIDO DIA DE CAMPO


Dia de Campo PRODUÇÃO DE LEITE – Embrapa CPACT, Capão do Leão/RS

Foi um verdadeiro “show a campo” o evento organizado (e muito bem) pela Embrapa CPACT   (Pelotas e Capão do Leão) e Embrapa Pecuária Sul (Bagé).
Realizado num lindíssimo dia de nossa primavera, na Estação Terras Baixas (Capão do Leão), contou com mais de 600 participantes de todos os cantos do Rio Grande do Sul.
Já na abertura notou-se a grande organização, no momento das inscrições formando seis grupos com mais de 100 componentes e 2 guias competentes em cada.
Nas 6 estações montadas com simplicidade, pesquisadores e técnicos experimentados proporcionaram a troca de informações e experiências entre êles, extensionistas e produtores de leite, divulgando as tecnologias da Embrapa.
Cerca de 2 ônibus por grupo propiciaram uma confortável e rápida movimentação dentro das diversas áreas da Estação Terras Baixas da Embrapa CPACT.

Na parte da manhã, na primeira estação orientou-nos Sergio Junchen sobre o valor nutricional de cereais de inverno.

Após, foi a vez de Renato Serena Fontanelli tratar sobre alternativas de inverno para uso na alimentação animal.

Seguindo, Maira Zanella e Maria Edi Ribeiro falaram sobre o controle leiteiro oficial efetuado pelas associações de criadores de raças leiteiras, orientando sobre como coletar as amostras para o exame de qualidade do leite de cada vaca, e como executar sua pesagem em função das várias opções de balanças e medidores de leite.

Jorge Schafhauser Jr, auxiliado por sua orientada Laila Ribeiro, discorreu sobre sistemas de criação visando o bem estar animal.
 

No horário do almoço, um bom salsichão na brasa foi oferecido, com pães recém-produzidos e um excelente (e picante) molho acebolado, uma inteligente “tirada” para, num curto espaço de tempo, ràpidamente atender àquela “população”.

Logo após, obedecendo ao protocolo, rápidas manifestações dos representantes da COPAR, Hamilton Strelow, e da COSULATI, Denir, seguidos pelo representante da Emater, Cesar Deminech, e da Fapeg, Ney Lopes. Clênio Pilon, o Chefe Geral do CPACT, encerrou a rápida solenidade, e os grupos se reorganizaram partindo para o campo.
 

Sobre a qualidade de sementes forrageiras falou Gustavo Silva, depois cabendo a Andrea Mittelmann informar sobre as forrageiras BRS Kurumi (distribuindo 1 muda para cada particinte), BRS Ponteio e BRS Resteveiro, num trabalho conjunto com Mirton José Frota Morenz e Francisco José da Silva Lédo.
 

Ligia Pegoraro e Mara Saalfeld informaram sobre técnicas de reprodução, e da importância dos produtores se atualizarem sobre estas.
 

Não faltou assunto sobre bubalinos, leiteiros ou para a carne, muito bem discorrido por Maria Cecília Damé.
 

Renata Suñe seguiu a “pauta”, colocando muito bem sobre sistemas pastoris de produção de leite.
 
 

Darcy Bitencourt foi objetivo sobre seleção de terneiras e novilhas Jersey, numa linda apresentação dos animais em “progressiva” idade, presos de forma a permitir visualização por todos.

Finalmente, já tarde, Jamir Luis Silva da Silva tratou sobre o manejo sustentável de sistema ILPF para a produção de leite.

No encerramento, aplausos para o meticuloso trabalho desses incansáveis técnicos, a maioria com mestrado e/ou doutorado nas áreas que lhes competem.

A Associação de Criadores de Gado Jersey estava representada por diversos diretores e conselheiros, alguns fazendo parte do corpo técnico da própria Embrapa.

Veja outros blogs do mesmo autor:

no facebook: Jersey RS