quarta-feira, 23 de novembro de 2011

GRANDES VACAS: MARLU MILADY

foto: Marlu Milestone, filho da grande Marlu Milady e pai do fantástico


Milestones Generator



Marlu Milady foi a mais influente vaca Jersey da década de 1960. Suas qualidades individuais eram superiores à média racial, sendo da quarta geração de vacas EXCELENTES na publicação Marlu Herd. Ultrapassou a produção de 25.293 libras de leite, por 4 lactações consecutivas superando 23.000 libras de leite e 1.000 libras de gordura, deixando a produção vitalícia de 188.502 libras de leite e 8.737 libras de gordura. Sua filha, Marlu Miladys Fashion, foi a primeira vaca jersey com seis produções acima de 20.000 libras de leite e 1.000 libras de gordura. Outra filha, Marlu Miladys Fashion Plate, produziu dois filhos de grande influência no melhoramento da raça: Marlu Fashion Leader (LL) e Comando Milady Supreme (LL). Seu filho mais conhecido foi Marlu Milestone, o pai do grande e inesquecível MILESTONES GENERATOR.
Outras duas grandes filhas de Marlu Midady foram Marlu Milady Coquette e Marlu Ansom Milady; adem de Marlu Milestone, foram famosos seus filhos Marlu Miladys Peerless, Marlu Milad (LL), Marlu Milady Fashion Prince (LL), Marlu Miladys Climax. Como netos, alem de Generator deixou excepcionais padreadores, salientando-se Marlu Fashion Leader (LL) e Commando Milady Supreme (LL). Neta famosa foi Milestone Favor Milady (mãe de Advancer Sleeping Milestone), e como bisnetas constam Generators Faustini of Ogston (filha de Generator e mãe de Top Brass) e Generators Imp (filha de Generator e mãe de Favorite Saint).
Seguindo a linha de Marlu Milady, seu melhor filho Marlu Milestone deixou um verdadeiro plantel de filhas e netas: Milestone Sensational Sylvia (mãe de HVF Pacesseter), Milestone Beacons Juliet (mãe de Milestone Reliance), Generators Topsy, Rocky Hill Debbie Rockal, alem de algumas já citadas neste artigo, e outras agora não lembradas.

Notícias sobre a raça Jersey, seus criadores e associação do RS: http://www.blogdojerseyrs.blogspot.com/ e http://www.jerseyrs.com.br/ .

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

JERSEY NO ALEGRETE

Enquanto aguardo os resultados oficiais da recente FEILEITE, aproveito para comentar mais um pouco sobre uma região, um município, que marcou-me muito em função do grande movimento que está sendo realizado em favor da produção leiteira, em que a raça Jersey é a mais agraciada. Esta região, este município, é o Alegrete, e graças à liderança local a raça Jersey apresenta um desenvolvimento acima da média.

Começando pela fantástica ACRIPLEITE, sob a liderança incansável de SUELI MARIA MACEDO DE MACEDO, tambem criadora de Jersey, natural de Alegrete e professora aposentada de biologia, produtora rural com pecuária de leite. Julgando-se sem condições para produzir leite, de ordenhar, está distribuindo suas vacas para 9 produtores. Ajuda aqueles que estão precisando, disse ela, e cuida do estande da Acripileite no parque do Sindicato Rural para manter o pessoal integrado, com café e almoço a preço módico suficiente para o pagamento das despesas.


Grande entusiasta pela ACRIPILEITE, um dos principais responsáveis por sua criação e crescimento, MÁRCIO FONSECA DO AMARAL é médico veterinário da Emater, e o atual Secretário da Agricultura de Alegrete. Na propriedade no Caverá, de sua sócia Lisette Carbonell Palma, tem um pequeno “castelo” construído com “pedras de areia” lá captadas. Chama-se Granja da Paineira e tem, aos fundos, o rio Ibirapuitan, o arroio Paipasso que nele desemboca, assim como o arroio Inhamdui que desagua no mesmo Ibirapuitan a cerca de 20 km dali.



Antonio "Lubisa" Bicca Pereira possui uma "pequena chacrinha", cuja área é bem superior a 1.000 ha, nela sendo uma das lucrativas atividades o melhoramento de Jersey. Lubisa, como carinhosamente é tratado pelos amigos, é um desses líderes naturais, que entrou para a nossa raça na década de 80 muito fazendo em seu benefício.







Assistindo ao julgamento com nosso amigo, tambem jersista expressivo, o Manoel Antônio de Macedo Linhares, Lubisa tem um grande prazer em participar esta grande exposição, num dos mais bonitos parques agropecuários do Brasil.







Vitor Odinei Pontes mudou-se para Alegrete e, com sua irradiante alegria, foi muito bem aceito por todos, tornando-se um dos líderes na pecuária leiteira e, enfatizando, na raça Jersey, participando sempre da organização e como expositor, várias vezes conquistando grandes campeonatos, concursos leiteiros, e os títulos de Melhor Expositor e Melhor Criador.






Nesta pequena obra em alto relevo, destacado prêmio aos jersistas vencedores, há uma vista muito real da belíssima sede do Sindicato Rural de Alegrete, palco de exposições e leilões de alto valor para a pecuária gaúcha e, portanto, nacional. Lubisa e Macedo Linhares foram seus presidentes, assim como outros destacados alegretenses.



Mais notícias sobre a raça Jersey, visite o http://www.blogdojerseyrs.blogspot.com/ .