sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

CARACTERES SUB-LETAIS NA RAÇA JERSEY

foto: para termos vacas normais, devemos conhecer os
possíveis defeitos.

Quando a morte costuma ocorrer durante o desenvolvimento extra-uterino devido à fraqueza, ou moléstia que a acarrete, denomina-se de semi-letal, ou sub-letal, aos fatores determinantes de tais anomalias.

Diz-se sub-letal, tambem, de um gene ou aberração cromossômica cuja presença no genótipo, seja no estado homozigótico ou heterozigótico, segundo o caso, não sendo estritamente incompatível com a sobrevivência, com o crescimento, ou com o desenvolvimento embrionário, mas diminuindo consideràvelmente a probabilidade de que se completem estes processos biológicos.

São os seguintes os caracteres sub-letais identificados na raça Jersey:

1. ACONDROPLASIA: um tipo não letal de acondroplasia, conservando-se os animais magros e de pelo arrepiado devido a distúrbios metabólicos.

2. AUSÊNCIA DE TETAS: úbere deformado com uma só teta do lado esquerdo. Recessivo.

3. CASCOS ESPARRAMADOS: causando dor quando o animal caminha, obrigando-o a andar de joelhos. Recessivo.

4. CATARATA CONGÊNITA: recessivo.

5. CAUDA TORTA: cauda torta para um lado. Recessivo.

6. EXTRABISMO: nascem normais mas, entre 6 e 12 meses, começam manifestações de estrabismo. Recessivo.

7. JOELHOS FLEXIONADOS: o terneiro tem dificuldade em manter-se em pé. Recessivo.

8. MICROMELIA ACONDROPLÁSTICA: mandíbula inferior imperfeita, dificultando o pastoreio, podendo causar encurtamento dos membros. Recessivo.

9. NANISMO: os bezerros nascem normalmente, tornando-se retardados após os 12 meses de idade. É um nanismo proporcionado.

10. QUARTELAS DOBRADAS: os animais andam sobre o joelho. Recessivo.

OBSERVAÇÕES:

A- RECESSIVO: diz-se de um gene cuja presença no genótipo modifica o fenótipo apenas na ausência do alelo dominante; esse caráter aparece sòmente quando o gene está no estado homozigótico (puro), ou seja, presente nos dois cromossomas homólogos; no caso de genes ligados ao sexo, no estado homozigótico, isto é, presente no único cromossoma X do sexo hetergamético.

B- DOMINANTE: diz-se de um alelo ou, por extenção, de um caráter finotípico que êle determina, quando há dominância.

C- DOMINÂNCIA: tipo de interação de dois genes alelos em que um é qualificado de dominante, e o outro de recessivo, levando do heterozigoto a um fenótipo mais ou menos semelhante ao homozigoto para o alelo dominante.

Para quem não acessou, em edição anterior tratei sobre os CARACTERES LETAIS.

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

CARACTERES LETAIS NA RAÇA JERSEY




Fatores letais são aqueles que determinam a morte prematura do indivíduo, podendo verificar-se em qualquer período do desenvolvimento, desde o ovo até o pós-nascimento, devido a determinados defeitos de organização; não devem ser considerados como letais os que determinam a inviabilidade dos gametas, que são fatores de esterilidade. Mais recentemente, Stockar define de letal o que determina a morte de certas porções do organismo, como dos nervos por exemplo, e não do organismo todo.


São os seguintes os caracteres letais identificados na raça Jersey:

1- Acondroplasia, ou Bezerro Buldogue - gem recessivo: mostra cabeça espessa, curta e, muitas vezes, apresenta hérnia, com pouco ou nenhum defeito nos membros. Os bezerros podem viver algumas horas.

2. Agnatia, possìvelmente o mesmo que ancilose - provàvelmente gem recessivo ligado ao sexo: mandíbula curta ou ausente, fenda palatina, ligeira hidrocefalia, podendo ocorrer abosto aos 75 dias (constatado em machos).

3. Epiteliogênes imperfeita - gem recessivo simples: pele defeituosa sobre as partes inferiores dos membros e membranas mucosas da boca e narinas; orelhas e cascos deformáveis, largas regiões em pelos sobre o corpo,; nasce a termo, mas morre de septicemia como resultado de uma invasão bacteriana.

4. Espasmos - gem recessivo: os bezerros aparentemente normais pouco depois de nascerem mostram contrações espasmódicas, morrendo com poucas semanas.

5. Espasmos congênitos: movimentos espasmódicos no plano vertical do pescoço e cabeça, morrendo em poucas semanas.

6. Ictiose congênita: movimento espasmódicos no plano vertical do pescoço e cabeça, morrendo em poucas semanas.

7. Reabsorção fetal: vários estágios de massas decompostas em apenas ossos ou múmias secas. Modo de herança não definitivamente conhecido.


Cabe aos criadores, quando ocorrer algum desses efeitos em animais de seu rebanho, comunicar à sua Associação de Raça, para que os pais possam ser cadastrados e observados. Devem, tambem, evitar adquirir sêmen, ou touros, cuja presença de tais defeitos já tenha sido detectada.