quinta-feira, 8 de julho de 2010

TOUROS JERSEY II - SS QUICKSILVER OF FALLNEVA



S.S.QUICKSILVER OF FALLNEVA


"artigo de Willian H.Labaki (titular do criatório Jersey-Land, e membro do Colégio de Jurados da Raça Jersey no Brasil), publicado na revista JERSEY Nº 2 em dezembro de 1988".


Por uma ironia do destino, o velho "Quicksilver", pai de memoráveis raçadores como Magic, Beacon, Stardust Gemini, Royal, etc, e avô paterno do touro com o maior índice para produção e tipo (PTI) do criatório americano, o já famoso "Duncan", foi um reprodutor subestimado para a sua época.


Tivesse a AJCC - American Jersey Cattle Club - desenvolvido o controle estatístico para atipo e produção alguns anos antes, muito provàvelmente a verdadeira grandeza genética de Quicksilver teria sido reconhecida mais precocemente, e a raça Jersey poderia ter experimentado um progresso ainda maior nas duas últimas décadas.


Nascido em 26 de agosto de 1960, sòmente em maio de 1977, com 2980 filhas controladas em 500 rebanhos, é que sua inacreditável mas real qualidade foi, finalmente, admitida. Na ocasião, Quicksilver acusou uma prova de +1.021 lbs para leite e +67 lbs para gordura, com 99% de repetibilidade.


Segundo Miss.Erika Crear, uma estudiosa criadora de jersey do estado de Nova York e fã incondicional da corrente sanguínea com origem neste magnífico touro, o desinteresse inicial demonstrado pelos criadores americanos na utilização mais intensiva do sêmen de Quicksilver deve-se, bàsicamente, ao fato que até 1977 sua capacidade de transmissão de tipo superior ficou perdida no velho sistema de avaliação, através do qual procedia-se à mera listagem das médias classificatórias das filhas dos diversos touros.


Assim, uma vez que pelo antigo método inexistia uma correlação estatística entre tipo e produção e, tambem, pelo fato de se ter utilizado Quicksilver em grande parte como padreador de vacas comerciais, o que deu a suas filhas uma média classificatória não tão expressiva (83% em 1972) foi que sua popularidade como potencial pai de tourors para inseminação artificial ficou inicialmente comprometida.


Por outro lado, nesse mesmo período, grande ênfase foi dada à melhoria dos níveis de produção do rebanho Jersey americano, onde os touros eram frequentemente avaliados em função de diferenças para leite (PDM). Neste sentido, a exemplor de seu irmão paterno Observer Chocolate Soldier, cujas provas inicicias para produção eram, tambem, modestas, Quicksilver perdia terreno para aquele que foi seu maior rival ao longo de toda a sua vida: o grande Generator, que já demonstrava sua qualidade leiteira através de suas excelentes filhas.


Foi em junho de 1978 que a AJCC publicou seu primeiro e histórico SUMARIO DE DIFERENÇAS PREVISTAS PARA TIPO, em cuja seção 2 aparecia uma listagem de 3.676 touros classificados, agora sim, por um índice que relacionava tipo funcional com lucratividade por produção. E foi aí que Quicksilver alcançou seu ponto mais alto, com o índice +279, superado apenas pelo seu primeiro filho provado, o touro Willrich Mercury, que apresentou o TPI +281. Logrou atingir a notável marca +1.17 para classificação final para tipo. Havia passado 17 anos desde o seu nascimento e, àquela altura, Quicksilver não mais existia, seu sêmen era escasso e, portanto, fora do alcance do médio criador.


Assim, em contraste com outros touros que tiveram muitos de seus filhos provenientes das melhores raças da América testados precocemente, sòmente alguns poucos filhos de Quicksilver encontraram o caminho da prova estatística até o final da década de 1970.


De todos os jovens reprodutores descendentes de Quicksilver o melhor, com o maior índice para lucratividade (PD$), e número UM para PTI em 1977, foi o já menciodado Willrich Mercury que, tràgicamente, carregava de sua mãe uma anormalidade genética recessiva transmissível, o que mais uma vez limitou a influência de Quicksilver nos anos seguintes.


Mais recentemente, como resultado de seu acasalamento com vacas de altos índices, começaram a aparecer descendentes superiores deste magnífico touro, como os citados na introdução deste artigo, os quais têm demonstrado a exceleência de seu potencial genético tanto nos EUA como no Canadá. Definitivamente, hoje Quicksilver é considerado um grande pai de touros e um dos pilares americanos da raça.


Podemos imaginar, entretanto, qual teria sido o impacto no desenvolvimento da raça Jersey, a nível mundial, caso os indiscutíveis méritos deste esplêndido animal tivessim sido identificados alguns anos mais cedo.


A década de 1970 pertenceu a Generator. E os anos 80, a quem pertencem: Chocolate Soldier, Quicksilver Magic, Top Brass ou Magic Duncan???


De qualquer forma, muito obrigado SS Quicksilver of Fallneva!!!!